Confira a história do casal palotinense que largou tudo para viver na estrada morando em uma Kombi Home.


O casal, que foram moradores de Palotina agora moram onde eles quiserem, sonho de muitos, mas a coragem é de poucos. Nossa equipe (PalotinaPress) conversou com a Carol e o Vinicius para saber mais sobre esta aventura. Conheça o relato inspirador destes viajantes:

Um dia eu largo tudo, e vou viajar o mundo... Pois é, nós decidimos largar tudo e morar em uma kombi por aí. Nós não somos o casal influencer e super fotogênicos que vai te contar uma história linda e romântica. Somos um casal comum, vindos de famílias simples, que por via de regra, deveriam financiar uma casa e criar seus filhos no interior.

Mas parece que houve um erro na matrix, não é mesmo? Cá estamos nós, levando uma vida completamente louca e fora do padrão, não temos nada contra um estilo de vida "tradicional", mas a gente nunca se viu completamente felizes vivendo isso. Deixamos a vida convencional no interior, para viver o desconhecido... Viver mais o coração e menos a aprovação do que os outros iriam pensar. Sempre tivemos ideias diferentes dos nossos amigos, (éramos, "os fora da curva" como diz lá no interior). Nós queríamos algo a mais... Queríamos ter uma vida épica, colecionar momentos e experiências incríveis. A gente tentou de tudo... Mudamos de profissão várias vezes e empreendemos em várias áreas também, mas nunca nos sentíamos felizes e realizados. Até entendermos, que era o simples que nos fazia feliz, e que mais importante do que construir uma vida estável, era a história que iríamos contar para os nossos netos.

Morar em uma kombi e sair por aí, foi de longe a melhor escolha das nossas vidas! Estamos verdadeiramente felizes e realizados!

Em 2021 nós decidimos mudar radicalmente de vida: Largar tudo pra morar em uma kombi, ter um estilo de vida minimalista e viajar o Brasil.

Antes de largarmos tudo, vivíamos aí em Palotina e tínhamos uma hamburgueria delivery. Em Fevereiro de 2021 compramos nossa kombi ano 1995, e iniciamos nosso projeto.

Fomos tocados por um momento que chegamos ao ápice do estresse e ansiedade e não sabíamos como e nem por onde começar a mudar de vida, só sabíamos que queríamos muito. Esses problemas de saúde se deram por estarmos em uma rotina de muito trabalho, e também por conta da pandemia da covid-19. Em 2020 já havíamos feito terapias e até ficamos bem por um período, mas não estávamos 100%.

"Deus sempre irá colocar pessoas boas em seu caminho, esteja atento quando elas aparecerem e seja grato." Na foto com a psicóloga Leila Rosina, excelente profissional que cuidou de nós em vários momentos.

Em maio de 2021 vendemos nosso empreendimento, porque literalmente não tínhamos mais saúde para continuar, e estávamos muito ansiosos para construir a kombi e poder se sentir LIVRE, (sim, temos um probleminha de ansiedade rsrs, mas quem é que não tem, né?).

Não tínhamos reserva de emergência e nem uma outra renda que nos mante-se até o fim da construção e depois durante a viagem tínhamos a ideia de monetização no You tube, porém, é algo que não acontece do dia pra noite, exige estudo, dedicação e um período de tempo pra que em fim, aconteça.

O MAIOR erro, é acreditar que você só consegue monetizar um canal depois de estar viajando e mostrando lugares lindos, ter vários seguidores e tudo mais, aí acaba adiando o seu início. As pessoas buscam por histórias, gostam de ver os seus processos pra se inspirar, e cada um de nós temos uma história única e o nosso jeito de contar. Aprendemos que não faz sentido esperar o melhor momento para iniciar, e sim começar agora, com as nossas habilidades, ferramentas e processos de agora.

Sabíamos que haviam outras maneiras de fazer dinheiro online, mas não sabíamos aplicar. Nos propomos a aprender no caminho e fazer qualquer tipo de trabalho que aparecesse. Queríamos dar um ponta pé inicial ao nosso sonho, então nos encorajamos a meter a cara, e sabíamos que hora ou outra a engrenagem iria rodar.

Começamos a construir nossa casinha, com o auxílio da galera que mostrava seus processos no You tube, (perceba a importância de dar um primeiro passo).

Encontramos o Du no caminho, ele foi fundamental pra nos dar apoio e coragem pra executar nosso projeto.

O Filipe (meu irmão) também deu a maior força, sem palavras pra agradecer!

A casinha ficou pronta, e a gente precisava partir. Precisávamos de novos ares e novos caminhos, mas como se ainda não tínhamos uma renda? Ficamos por perto de casa, visitando as cidades vizinhas onde tínhamos parentes e uma rede de apoio até que nos sentíssemos seguros, para então poder seguir em frente.

Eis que bora arregaçar as mangas e tentar fazer dinheiro de forma que ainda tenhamos liberdade pra seguir a viagem.

Vendemos doces no semáforo e saiu até cortes de cabelo no posto de combustível.

Tínhamos algum troquinho que nos permitiria chegar no litoral, e decidimos vir para trabalhar durante a temporada. Saímos do Paraná, porque acreditamos que precisávamos andar com as próprias pernas e ter mais liberdade. Sem falar que poderíamos conhecer os lugares diferentes e ir documentando tudo pro canal.

Hoje estamos construindo uma reserva e fazendo nossa renda online andar, para daí então seguir roteiro. Já estamos morando na kombi, e além de economizarmos com aluguel, isso nos possibilitou vivermos na praia, um sonho que sempre tivemos.

Veja bem, não tínhamos as condições mais favoráveis para executar, mas começamos e estamos trilhando o caminho. O valor que levantamos com a venda do nosso negócio e o restante de tudo que tínhamos foi apenas para construção e não para o projeto como um todo, mas nós precisávamos começar.

Nosso propósito aqui, é te dar um norte e mostrar com a nossa e outras histórias como é possível realizar também.

Como viajar?

Você já pensou que pode viajar de várias formas? Existe uma galera, que roda o mundo apenas com uma mochila, sério! Tem muito mais do que você imagina e não queremos deixar de abrir os seus olhos pra isso. Hoje entendemos, que o que importa é viajar, independentemente de como iremos fazer isso, de bike, mochila, motor-home, avião... Em fim... Se abra para as possibilidades! Separamos aqui, histórias de alguns colegas que já vivem esse estilo de vida, se permita imaginar a forma que você mais gostaria de realizar esse sonho.

@viagensdatati

Ela viaja o Brasil geralmente de ônibus ou avião, e dá muitas dicas no seu instagram. Ela trabalha como social media e elabora roteiros personalizados, assim ajuda outras pessoas a fazerem suas viagens com mais segurança e economia.

@viajanteluizmacedo

O Luiz já viajou como mochileiro durante 11 meses pelo Brasil e Uruguai, em 2018/2019. Fazia trabalho voluntário pela plataforma Worldpackers, pegava carona, usava Id jovem, blablacar, buser e fazia freelances de todos os tipos, mas também havia juntado grana.. Agora atualmente viaja de bike, ele ficou 1 ano trabalhando de barista e juntando grana para realizar essa trip e também treinou ciclismo. Nos contou também que se surge oportunidades, faz freelances. O luiz não mora definitivamente na estrada, ele é de Florianópolis, seus pais moram lá e ele tem um quarto que pode voltar sempre que quiser ou precisar. Sobre onde ficar durante a viagem ele nos disse que já acampou em todos tipos de lugares, (postos de gasolina, polícia rodoviária/militar, ginásios esportivos, escolas, igrejas, serras, praias, quintal de pousada e casa, etc..). Mas também muitas pessoas o recebem, conhecidos, parentes, e mais recentemente alguns seguidores o convidam, também grupos na internet de ciclo viagem, indicações de pessoas que ja o receberam. Rola também voluntariado em hostels e pousadas mas pagar mesmo por uma hospedagem é muito raro. Pra cozinhar no acampamento ele utiliza um fogareiro à álcool e quando em hostel, compra sua comida e cozinha, quando faz voluntariado ganha as refeições. Já fez freelance como garçom, hostess, monitoramento de segurança, faxina, chapeiro, edição de vídeos e fotos.

@kombichileiros

Um casal de mochileiros que estavam em uma volta ao mundo, e quando chegou a pandemia foram repatriados. Hoje eles estão finalizando a construção da kombichileira, e com ela pretendem viajar novamente por aí.

Pra fazer a viajem como mochileiros, eles começaram a se planejar em 2016 e juntaram grana, não tinham renda nenhuma online e guardaram tudo que puderam. Fizeram também alguns voluntariados pela worldpackers e se hospedaram utilizando couchsurfing (que é uma rede social que faz a ponte entre turistas que querem hospedagem grátis durante uma viagem e pessoas que gostariam de receber esses visitantes). No México rolou até algumas "permutas" trocando vídeos e fotos por hospedagem. Nesse período se descolaram de avião, ônibus, trem, metrô e até carro alugado em alguns trechos. Uma renda que também possuíam é o apartamento, que na época deixaram alugado e pretendem alugar novamente. Hoje já possuem uma renda do You Tube e pretendem continuar investindo sua dedicação na plataforma.

A forma que você escolher, vai implicar bastante nas suas possibilidades de produzir dinheiro, por exemplo, caso você queira fazer vendas de algum produto, terá que pensar na logística de transportar tal quantidade de produtos. E também nas leis tributárias municipais, o que não muito difícil de resolver, é só ir até a prefeitura e pagar uma taxa do município e assim você poderá trabalhar tranquilamente sem infringir nenhuma regra local. No caso de viajar de mochila ou bike é interessante construir uma renda online e também pode optar por realizar prestação de serviços, como vimos o exemplo do Luiz e da Tati.

A Tati por exemplo, não largou tudo. Ela começou a executar um trabalho online que lhe deu mais liberdade para poder viajar, e além de tudo transformou suas viagens em fonte de renda, produzindo seus roteiros personalizados. Ela nos disse que viaja em média uma vez por mês, mas tem sua residência fixa em Belo Horizonte - MG.

Essa pode ser uma boa opção, pra você que talvez tenha ainda um certo receio de não ter um local fixo pra voltar, embora que você também possa contar com o apoio da sua família ou amigos por exemplo, como é o caso do Luiz.

Como fazer dinheiro?

Você não precisa começar a pirar e tentar aprender algo novo, a menos que você queira fazer alguma coisa especifica. Agora é uma ótima hora para olhar para suas habilidades! Faça uso daquilo que você já é bom e comece a ganhar dinheiro, para criar a sua reserva de emergência, (esse valor você deverá guardar, caso tenha imprevistos).

Mas, bora pensar em que você é bom? O que as pessoas sempre te perguntam, ou o que elas gostariam de aprender com você?

Você talvez faça bolos ótimos, e pode não só vendê-los na estrada, mas também ensinar pessoas a fazerem suas receitas pela Internet, e cobrar um valor por isso

Basta você escolher, se gostaria de se envolver mais online ou off-line. O que podemos te dizer com relação à essas duas maneiras é que a online tende a se tornar uma renda passiva, porém irá te exigir MUITA dedicação com zero reais de retorno até que isso aconteça. Mas sim, ela vai te trazer muito mais liberdade a longo prazo!

Você gosta de tocar ou cantar? Pode fazer show em bares, ter o seu canal no You tube sobre isso e suas viagens... Dentre vários outros hobbies, como fotografar, editar vídeos, dar aulas, artesanatos, etc. O que você precisa, é se especializar um pouco mais, treinar talvez, e então, mesmo sem ter um planejamento completo, precisa começar a executar.

Detalhes a serem analisados...

Nós tínhamos uma ideia inicial de vender espetinhos ou hambúrguer por onde passássemos, pois já tínhamos experiência com isso, além de ir construindo a renda online. Mas, como decidimos trazer o torresmo, isso passou a não ser mais possível (por uma questão higiênica e tudo mais).

Dessa forma decidimos partir para a prestação de serviço online como: gestão de tráfego e social media, e off-line como: cortes de cabelo, unhas, frentista de posto, limpeza, garçom, etc. Detalhes a serem analisados... A prestação de serviço tem sido ótima pra nós, pois nos trás uma renda imediata para o nosso custo de vida e o melhor de tudo, é que não exige espaço para armazenar produtos e materiais grandes, etc. É isso que você precisa levar em consideração, o espaço que você tem, se viaja com pet, se será necessário usar muita água, (pois não a temos em abundância na estrada) dentre outras questões logísticas que você precisa pensar antes de decidir, como fazer dinheiro na estrada.

Curiosidade!

Você deve se perguntar como fazemos com a internet na estrada... Bom, utilizamos Wi-fi sempre que podemos, em postos, lavanderias, campings, etc. E temos pacote de dados móveis. A gente tenta economizar ao máximo, e tem dado certo pra nós.

Custo de vida na estrada

Eu acho o custo de vida na estrada incrivelmente baixo com relação a um custo de vida normal, pelo menos em comparação com o estilo de vida que levávamos. Nossos custos basicamente são:

Esses são basicamente os valores que temos gastado por mês, e claro, é um custo bem econômico, porque nós não percorremos muitos quilômetros. Tudo vai depender da velocidade que quer viajar e do conforto que você quer, não dá pra comer picanha todos os dias e ir de SP ao RS num mês só, com um custo baixo desse. Pra nós tem sido algo bem tranquilo, e às vezes gastamos menos que isso, pois alguns campings podemos lavar roupa e também fazemos na maioria das vezes passeios gratuitos ou parcerias. Não incluímos ali o custo com mecânica, manutenção e seguro, mas é interessante separar um valor pra isso e ter sempre a reserva de emergência. Tá aí mais um motivo para construir uma renda enquanto viaja, mesmo tendo guardado um valor para viajar, você não sabe quais imprevistos pode ter.

 

Quanto devo ter de reserva de emergência? A reserva de emergência deve ser o valor do seu custo de vida durante 6 meses pelo menos.

 

Mas essa é a reserva de emergência, não é o valor que você vai utilizar para viajar. Esse é um dinheiro que você não toca a menos que algo tenha dado muito errado, ok? Você pode começar a fazer sua renda extra agora, e quando já tiver juntado um montante que achar suficiente para viajar, poderá vender algumas coisas e juntar para a reserva. Com um custo de vida de R$2.000,00 é ideal que se guarde pelo menos R$12.000,00 de reserva de emergência. No nosso caso, como contamos anteriormente, não tínhamos saúde pra continuar vivendo a vida que levávamos e por isso optamos construir a kombi e morar nela, assim conseguimos começar o nosso projeto enquanto construímos nossa reserva de emergência e renda online. Como você irá fazer, fica somente a seu critério, só você sabe sobre o momento que está vivendo agora, quais são suas dores e motivações. E seja lá qual a maneira que você escolher, está tudo bem!

Perrengues na viagem

A vida na estrada não é um conto de fadas, não se engane com isso. Os perrengues são reais e acontecem o tempo todo, você não tem o conforto de um lar, pode acontecer de você não conseguir tomar banho um dia e outro, pode acontecer de você não conseguir água, seu veículo pode quebrar, se você optar por um motor home, ele também pode dar problemas elétricos e hidráulicos como em uma casa comum. Como tudo na vida, os problemas ficam maiores ou menores dependendo da maneira que encaramos eles, e está tudo bem. A liberdade que esse estilo de vida nos proporciona, faz com que encaremos tudo com outros olhos, não damos tanta importância aos problemas, conseguimos lidar com muito mais tranquilidade do que antes. Nós somos minimalistas de mais, precisamos apenas do básico e se isso for uma dificuldade pra você, é bom começar a trabalhar isso antes de cair na estrada. O lema é o seguinte: Se dá pra resolver e está ao seu alcance, ótimo, se não der: paciência, amanhã é outro dia. E a cada experiência, a cada novo perrengue, você se torna mais forte.

Se Deus te fez sonhar, ele te ajudará a realizar! E não importa o perrengue!

Adaptação

A nossa fase de adaptação foi muito difícil, morávamos em uma big casa, com piscina, vários quartos, muito conforto. Mas nos sentíamos presos, sem viver nosso real propósito. Lembro que nos primeiros dias dormindo em posto de combustível eu chorei, olhava pro Vini com os olhos perdidos e com muitas dúvidas, será que tínhamos realmente feito a escolha certa? Ele olhou pra mim e disse: ou a gente continua, ou a gente volta pra vida que tínhamos antes. Aquilo pra mim foi muito necessário, e me fez entender o quanto persistir naquele momento era importante. À quanto tempo queríamos ter liberdade, e finalmente estava se realizando, não com as condições perfeitas, mas estava finalmente acontecendo. Amigos, as condições perfeitas talvez nunca cheguem, mas precisamos tomar iniciativa de fazer diferente, se queremos viver coisas diferentes. Enquanto escrevo aqui pra vocês, as condições ainda não estão perfeitas, os perrengues estão acontecendo e nós estamos vencendo, devagarinho e um a um. Racionar água e energia, usar banheiros públicos, não saber onde lavar roupa, pode assustar um pouco no começo, mas depois é tranquilo, você aprende a se encaixar nesse estilo de vida. Como estamos parados, hoje lavamos as roupas em lavanderia auto service e tomamos banho em uma academia, sai muito mais em conta do que pagar um aluguel, além de podermos sair e ir pra outro lugar quando quisermos. Lavanderias são ótimas opções, é prático, rápido e barato. Os campings também em sua maioria já são equipados com tanques e máquinas de lavar e em últimos casos, o baldinho sempre ajuda com peças menores ou poucas peças.

Coragem

Muitas pessoas nos falam que somos corajosos, Mas a gente de verdade nem acha isso. Também temos muitos medos, coragem pra nós, seria continuar vivendo uma vida onde não erámos felizes, isso sim é coragem. Hoje podemos respirar mais, não nos cobrar tanto e ser realmente felizes com muito pouco

Um recado pra vocês

Bom, a nossa missão é inspirar pessoas a viver um estilo de vida mais leve, e se inspirarmos 1 pessoa com certeza já ficamos muito felizes. A vida passa muito rápido, quando menos se espera ela acaba, e o que fizemos com ela? Ela é uma dádiva, presente de Deus mesmo e quanto mais rápido entendemos isso, mais felizes a gente vive. Seja feliz, não se cobre tanto, pare pra respirar e amar. E se puder acompanhe a Kombi Melina por aí!

Essa é a história e as dicas para viajar do Casal Carol e Vinicius.  Sigam eles no Instagram KOMBIMELINA e acompanhe de perto o dia a dia deles.  





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência