Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Palotina, divulgado na manhã desta sexta-feira (11), mostram que 99,67% da população acima de 12 anos de idade já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e 94,76% já receberam a segunda dose da vacina. Os dados também mostram que 37,83% dessa população receberam a dose de reforço (3ª dose) e 36,35% das crianças de 05 a 11 anos de idade já foram vacinadas com a primeira dose da vacina.
De acordo com a coordenadora de Saúde, Nissandra Karsten, os números mostram que a grande maioria da população com idade de se vacinar, entendeu a importância de se imunizar contra a covid-19, mas um detalhe vem chamando a atenção e trazer preocupação aos profissionais da saúde, a baixa procura pela a dose de reforço (3ª dose) da vacina.
Nissandra alerta que prevenir as formas graves da covid-19 e consequentemente, diminuir o risco de internações e óbitos, estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença. Por isso, a coordenadora de saúde ressalta a importância da dose de reforço (3ª dose) do imunizante para toda a população a partir dos 18 anos de idade. “Reforçamos sempre a importância da população realizar o ciclo completo da imunização, que são a primeira, a segunda e a terceira dose, que é de reforço. É essencial também que todos, mesmo os vacinados, continuem seguindo os protocolos de segurança. Com a ajuda de todos, vamos vencer esse batalha”, afirma Nissandra.