O deputado federal José Carlos Schiavinato (PP) morreu vítima da Covid-19, na noite de terça-feira (13). O parlamentar paranaense é o primeiro deputado federal a morrer da doença.
Natural de Iguaraçu, no norte do Paraná, o político foi prefeito de Toledo, e também deputado estadual. Schiavinato era engenheiro civil formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mudou-se para Toledo, em 1979, onde virou servidor público. Em 2004, foi eleito prefeito de Toledo, ficando no cargo entre 2005 e 2012. Já em 2015, foi eleito deputado estadual, com 61.507 votos. Nas eleições de 2018, Schiavinato foi eleito deputado federal do Paraná, com 75.540 votos.
Schiavinato estava internado desde o dia 3 de março, em Brasília. A mulher dele, Marlene Schiavinato também morreu vítima da doença, no dia 12 de março. O deputado não chegou a ser informado da morte da mulher, segundo a assessoria.
O político de 66 anos deixa dois filhos e seis netos. O corpo de José Carlos Schiavinato será levado de Brasília para Toledo.
A administração municipal de Palotina lamenta pela morte do líder político. Deixamos aqui, nossos sinceros e profundos sentimentos aos familiares e amigos!