A terça-feira (11) marcou um momento histórico para Palotina. O prefeito Rodrigo Ribeiro recebeu oficialmente as chaves da área da antiga AFITRA, recentemente adquirida pelo município. O ato simbólico ocorreu no gabinete do prefeito, com a presença do empresário e agropecuarista Ademir Riedi, ex-proprietário do imóvel.
Na ocasião, foi realizada também a entrega simbólica do cheque referente à compra da área. Participaram do evento diversas lideranças locais, entre elas vereadores, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente e a imprensa. Representando o Legislativo, estiveram no encontro o presidente Thiago Mostachio e os vereadores Herdeson Giacomini. Filipe Luis Brustolin, Valtecir Cesar Manfroi e Ademir Paludo.
Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Ribeiro e a vice-prefeita Judith Sendtko destacaram o espírito colaborativo de Ademir Riedi, cuja disposição em negociar a área foi fundamental para viabilizar o projeto. Segundo o prefeito, a aquisição representa “um marco para o desenvolvimento sustentável do município e um legado que beneficiará toda a comunidade”.
Ademir Riedi ressaltou que a destinação ambiental e social proposta pela administração foi decisiva para a concretização do negócio. “Fiquei satisfeito em saber que o espaço será preservado e utilizado para o lazer e bem-estar da população”, afirmou.
Após a reunião, os participantes se dirigiram às dependências da antiga AFITRA, onde Riedi apresentou detalhes da estrutura e realizou, de forma simbólica, a entrega das chaves ao prefeito. A área será destinada à criação de um parque urbano, voltado à preservação ambiental, ao lazer e à educação ecológica.
Avanço nas tratativas em Curitiba
Na última semana, representantes do município estiveram em Curitiba para dar início às tratativas referentes ao projeto de implantação do novo parque. A comitiva foi recebida pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, que demonstrou apoio à iniciativa e chegou a esboçar o anteprojeto do espaço.
Participaram da reunião a vice-prefeita Judith Sendtko e os secretários Rodrigo Fortuoso (Planejamento) e Cláudia Brunetto Sato (Obras). O encontro ocorreu em sintonia com a recente aprovação, pela Câmara de Vereadores, dos projetos que autorizara m a aquisição da área e as adequações necessárias no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Apresentada em agosto pelo prefeito Rodrigo Ribeiro, a proposta evidencia o caráter ambiental, social e estratégico do espaço, que abriga nascentes, áreas verdes e amplas áreas abertas — atributos ideais para a implantação de um parque urbano que una preservação, lazer e educação ambiental.
Os recursos utilizados na compra da área são provenientes da indenização da Sanepar ao município, conforme decisão da AGEPAR, e devem ser aplicados exclusivamente em projetos ambientais. A gestão dos valores será feita pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, com o acompanhamento e aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que emitiu parecer favorável à aquisição.
Além de seu papel ambiental e recreativo, o novo espaço também poderá abrigar estruturas administrativas municipais, otimizando o uso de prédios públicos e promovendo maior integração entre o poder público e a comunidade.
