"A infância e a adolescência são marcadas pelos super-heróis. Personagens que usam máscaras e capas, têm visão de longo alcance, alta velocidade e forças sobre humanas. Aqueles com seus super poderes, usam para salvar a humanidade de todos os perigos".
Com essas palavras, a coordenadora de Saúde de Palotina, Nissandra Karsten iniciou a homenagem feita a todos os trabalhadores do setor de saúde de Palotina na noite dessa quarta-feira (16), no palco da praça central Amadeu Piovesan, durante a programação do Natal de Esperança e Luz.
Ao continuar a homenagem, Nissandra ressaltou que hoje, depois da pandemia e de tudo que foi enfrentado com a covid-19, fica claro que vivemos rodeados de super-heróis. Aqueles que com jalecos brancos, aventais, luvas e máscaras, se revelaram serem super-heróis de duras jornadas e batalhas, dirigindo, acolhendo, cuidando, tratando, reabilitando, vacinando, combatendo vilões, muitas vezes invisíveis, mas muito perigosos. Não importa as condições do tempo, o batalhão de infantaria estão ali, incansáveis, trabalhando em longos turnos, em defesa da vida. Abdicando de suas famílias, deixando seus medos de lado para passar confiança e tranquilidade no olhar, já que cumprimentos e abraços eram proibidos.
Nissandra ressaltou também que trabalhar no setor de saúde não é uma missão fácil. Um turbilhão de emoções, vitórias, derrotas, ganhos, perdas, casos de difícil solução. Resolve um problema e geralmente já tem outros três na fila. Mas tem gente que tira isso de letra. São aqueles melhores soldados, a quem são dados as maiores e mais complexas missões e batalhas.
TRIAGEM
No Centro de Triagem da covid-19, foram 15.614 consultas medicas, 5.941 exames coletados e 199 pacientes em observação em 2021;
HOSPITAL MUNICIPAL
No hospital municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, foram 14.326 atendimentos e 5.735 internamentos, sendo 402 internamentos em enfermaria covid. Foram 244 internamentos em UTI, dos quais 67 palotinenses.
VACINAÇÃO
Quanto à vacinação, em Palotina foram aplicadas 52.335 doses em 12 meses de árduo trabalho e 17.699 pacientes transportados.
Ao finalizar a justa homenagem, Nissandra ressaltou que os super-heróis sempre estiveram entre nós, só disfarçados, muitas vezes anônimos, sorrindo com os olhos, essenciais na missão de cuidar, fazendo a diferença na vida das pessoas. "Os nossos agradecimentos especiais a todos os profissionais do setor de saúde, esses personagens que escrevem uma história diariamente, com amor, sabedoria e muita dedicação. Pedimos pars que Deus continue dando sabedoria e discernimento para os enfrentamentos cotidianos", finalizou Nissandra ao pedir uma forte salva de palmas aos heróis palotinenses.