LIRAa- Focos do mosquito Aedes aegypti em Palotina fica acima do aceitável


Com o excesso de chuva dos últimos meses, a presença do mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, aumentou consideravelmente em Palotina. O LIRAa (Levantamento do Índice Rápido de Aedes aegypti)  realizado nesta semana, aponta que a cidade está com índice de infestação de 1,7%  bem acima do considerado aceitável (menos de 1%).

Durante o levantamento, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde inspecionou 972 locais (imóveis e terrenos baldios) e foram encontrados 24 focos com larvas do mosquito. Destas amostras 4 foram encontradas em terrenos baldios e o restante nas residências. Aproximadamente 40% dos focos foram encontrados em baldes com água. Outro criadouro com alto índice foi o prato de planta.

Segundo a Coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, o mosquito Aedes aegypti se reproduz facilmente em locais com água parada, suja ou limpa. “Mas, é no verão que a proliferação do mosquito acontece mais rapidamente devido ao intenso calor e as chuvas que acontecem com frequência nesta época”, ressaltou Terezinha.

Terezinha afirma que ovos depositados em diversos locais podem ficar em estado de latência por muito tempo e eclodem quando entram em contato com água. Durante o período chuvoso, aumenta a probabilidade de ficar água parada e os ovos depositados nesses locais eclodem e desenvolvem-se as larvas.

Ainda segundo a coordenadora, a melhor forma para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti é eliminando água parada, de vasos de plantas, baldes, latões de água, pneus, garrafas plásticas, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. “Não se esqueçam de verificar as calhas. É preciso também ter cuidado com as piscinas. Se cada um fizer sua parte, o combate ao mosquito Aedes aegypti fica fácil!”, finalizou Terezinha.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência