A ouvidoria é o canal de controle e participação social onde os cidadãos têm a oportunidade de contribuir com idéias e opiniões com a finalidade de melhorar cada vez mais os serviços prestados pelos governantes. Por exemplo, com as reclamações e sugestões é possível entender algumas das principais demandas e problemas sofridos pelos cidadãos; além disso, os elogios também são muito importantes, pois ajudam a entender quais ações estão sendo bem recebidas pela comunidade.
Em Palotina, a Secretaria Municipal de Saúde leva a sério essa ferramenta e entende que o registro da opinião dos usuários, sobre os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde - SUS, bem como os atendimentos dos profissionais é de extrema importância em todos os serviços de saúde.
No município, todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, Central de Especialidades, Hospital Municipal e CAPS, possuem um espaço com uma urna, onde os pacientes possam depositar suas manifestações. Além da utilização das urnas, é possível realizar a manifestação via whatsapp no contato (44) 999990-8421 ou também pelo e-mail: ouvidoriasaudepalotina01@outlook.com.
“Lembramos que a manifestação de reclamação, solicitação, sugestão e denuncia pode ser anônima, porém os elogios pedimos que sejam identificados, principalmente os profissionais ou serviços a serem elogiados para que a informação chegue ao profissional correto”, ressalta a coordenadora de Saúde Nissandra Karsten ao mencionar que a equipe da Secretaria realizou um momento de confraternização em homenagem a passagem do Dia do Ouvidor que foi celebrado no dia 16 de março. A coordenadora ressalta também que o SUS é nosso, ele está em constante construção e a participação da comunidade é fundamental.