A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Assessoria de Defesa da Mulher, realizará em Palotina a campanha “Não é Não, no Bloco e nas Redes 2026”, uma iniciativa do Governo do Paraná, via Semipi, que visa prevenir a importunação sexual durante o período de Carnaval, reforçando a importância do consentimento nas ruas e também no ambiente virtual.
A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e conta com a distribuição de materiais informativos aos municípios. A campanha orienta que toques sem permissão, beijos forçados ou abordagens virtuais não autorizadas configuram assédio e são passíveis de denúncia.
Com foco em garantir um ambiente seguro, respeitoso e livre de violência, a iniciativa busca conscientizar a população sobre o direito de todas as pessoas se divertirem com segurança durante a folia.
Em 2026, a campanha foi ampliada para incluir também o ambiente digital, alertando sobre práticas de assédio em redes sociais, aplicativos e plataformas virtuais.
A Secretaria reforça a importância da denúncia em casos de assédio, importunação ou estupro, que podem ser feitas pelos seguintes canais: 190 – Polícia Militar; 180 – Central de Atendimento à Mulher e 181 – Disque-Denúncia.
A campanha destaca que o respeito deve estar presente em todos os espaços. Não é não, no bloco, na rua e nas redes.
