A grande procura nas unidades de saúde e o número de 284 casos confirmados e dezenas de outros em investigação, colocam o município de Palotina em estado de epidemia de dengue. Memos com as campanhas de orientação à população e do árduo trabalho dos agentes de endemias, o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti ainda continua alto.
A direção da Secretaria Municipal de Saúde, alertam a população e reforçam a necessidade de redobrar a atenção e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito. Dengue, zika e a chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e a forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate ao mosquito.
De acordo com a secretária de Saúde de Palotina Jéssica Fernandes, o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, precisa ser permanente e o apoio da população é fundamental para evitar a disseminação da doença. "Medidas simples, como evitar acúmulo de água em vasos de plantas e em pneus, contribuem para inibir a proliferação do mosquito e resguardar a saúde", afirma Jéssica.