Palotina recebe pela primeira vez a caravana Tá no Rumo. A abertura oficial aconteceu nesta segunda-feira, dia 9, no Ginásio Romeu Hendges com presença das autoridades, entre elas, a secretária de Educação e Cultura Judith Sendtko e o vereador José Pasqualotto. O prefeito Jucenir Stentzler e o vice Chico Brum estiveram no local no início da manhã para conhecer a didática do programa que tem a finalidade de proporcionar conhecimento e conscientização aos adolescentes com idade entre 14 a 16 anos. A caravana da campanha Tá no Rumo faz parte do projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná, iniciativa da ITAIPU Binacional e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
O evento acontece até quarta-feira, dia 11, com exposição interativa e cinedebate. Na exposição interativa, adolescentes são convidados a pensar hoje sobre o futuro. Em diferentes ambientes são apresentados desafios e dúvidas constantes do público adolescente sobre saúde, relacionamentos, conhecimento sobre o próprio corpo e direitos. E no cinedebate, do qual participam profissionais que estão sendo capacitados pelo projeto e adolescentes dos municípios, ocorre uma sessão de cinema ao ar livre, com o filme brasileiro “Fala sério, mãe!”.
"A caravana Tá No Rumo é um espaço que fala diretamente com adolescentes de forma lúdica, com divulgação de temas como saúde, direitos e relacionamentos. Nossa articulação é com prefeituras e profissionais que tem como área de atuação direta com adolescentes em áreas como saúde, assistência social e educação. Nós realizamos em 2018 um evento onde 51 prefeituras da região pactuaram a participação, fizemos visitas nessas cidades, elaboramos capacitações e mobilizamos profissionais que estavam interessados em fortalecer o diálogo com adolescentes.", afirma a analista técnica do programa do UNFPA, Cintia Cruz. "É uma ação de articulação com municípios para que unidades de saúde, de assistência social e escolas também se fortalecem como espaços seguros para comunicar e acolher adolescentes. A ideia é fazer todo um trajeto para pensar projetos e planos de vida prevendo obstáculos. E esse espaço da caravana é um lugar para reflexão para que os adolescentes se perguntem sobre possíveis escolhas realizadas no cotidiano, para se colocar na melhor condição e alcançar os seus objetivos" concluiu.
O que é a Campanha Tá no Rumo?
Todos os anos no Brasil, cerca de 500 mil bebês nascem de mães com idade entre 10 e 19 anos. No geral, são gravidezes que não foram planejadas para aquele momento, acontecendo em decorrência da falta de informações, de acesso a métodos contraceptivos ou até mesmo de situações de abuso e violência.
Para tentar mudar essa realidade, a ITAIPU Binacional e o Fundo de População das Nações Unidas lançam a Campanha Tá no Rumo. Além de conteúdos para redes sociais, a campanha conta com uma caravana que rodará a região Oeste do Paraná, levando informação de qualidade por meio de uma exposição interativa e cinedebate.
Quais as atividades disponíveis na Caravana?
A Caravana Tá No Rumo é composta por uma exposição interativa e um cinedebate aberto ao público. Entre novembro de 2019 e março de 2020, ela irá percorrer 15 municípios do Oeste paranaense. A caravana é um modo de levar informação de qualidade e de forma lúdica a adolescentes e jovens sobre as temáticas que envolvem essa fase particular do ciclo de vida que é a adolescência. Ela aborda a importância de adolescentes terem consciência sobre suas escolhas e os impactos dessas escolhas em suas trajetórias de vida, incluindo aspectos relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.
Na exposição interativa, adolescentes são convidados à reflexão sobre diferentes temáticas ligadas à adolescência e ao futuro. Com jogos e atividades lúdicas, a exposição foi construída a partir dos recortes da construção da cidadania, do entendimento de adolescentes enquanto sujeitos de direitos e suas percepções sobre sexualidades, corpos e afetos. Ao apresentar as narrativas de personagens que conduzem as histórias, a exposição busca sensibilizar os e as adolescentes para refletir sobre as suas próprias experiências e trajetórias de vida. O conceito essencial é o de que o futuro não é algo distante, intangível, e é também resultado dessas escolhas.
Junto com a exposição interativa, a Caravana Tá no Rumo leva aos municípios uma noite de cinema e debate com a comunidade. São conduzidas discussões sobre saúde, responsabilidade, afetividade, violências e formas de proporcionar a adolescentes e jovens um ambiente acolhedor e saudável para que desenvolvam seu pleno potencial. O debate conta com a participação também de profissionais que têm participado das capacitações do projeto e de adolescentes convidados. O cinema é gratuito, em espaço aberto, com classificação livre a toda a comunidade.
Sobre o projeto
A campanha Tá no Rumo faz parte do eixo Comunicação do projeto conjunto entre UNFPA e ITAIPU Binacional. Iniciado em 2018, o projeto Prevenção e Redução da Gravidez Não Intencional na Adolescência nos Municípios do Oeste do Paraná também prevê ações em Saúde, Educação e Gestão do Conhecimento. O objetivo é trabalhar com os 51 municípios do Oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva para a Tríplice Fronteira ao realizar ações para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência. As ações têm foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidas condições de ampliar suas habilidades para a vida e competências socioemocionais.
Todas as atividades da caravana são gratuitas
Mais informações sobre o projeto e sobre a caravana, incluindo a programação completa para 2020, estão disponíveis em www.tanorumo.com.br.