Paraná - 30 pequenos municípios recebem o programa Cinema na Praça


O Governo do Paraná e a Renault do Brasil lançaram nesta quarta-feira (9), no Palácio Iguaçu, o programa itinerante Cinema na Praça, que propõe levar diversão e cultura para cidades pequenas que não possuem cinemas de rua ou em centros comerciais. Também apoiam o projeto o Instituto Renault e a Motion Picture Association – MPA.

Uma carreta com um painel de LED, de 7, 6 metros por 2,5 metros, vai percorrer 30 municípios entre 12 de outubro e 15 de dezembro. As sessões acontecerão sempre nas praças entre sexta-feira e domingo, às 19 horas, cada uma com 400 cadeiras.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o programa tem cunho cultural e social. “Muitas vezes as crianças e as pessoas não têm condições financeiras de ir ao cinema. A carreta vai levar essa possibilidade de acesso, que é algo mágico. É um programa inovador que vai levar cultura para perto das pessoas. Ela não pode ser restrita a um pequeno nicho da sociedade”, afirmou.

Ratinho Junior também destacou que apenas 60 das 399 cidades do Paraná possuem cinemas e que o programa pretende atender justamente esses municípios menores. Segundo ele, as cidades vão se movimentar para receber de braços abertos a carreta, o que também permitirá maior integração entre as famílias. “É algo que sai do cotidiano. Nós estamos muito fixados no celular e acabamos esquecendo de viver as cidades. O Cinema na Praça pretende transformar essa relação da criança e das pessoas com as suas cidades”, destacou Ratinho Junior.

Segundo o secretário de Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, o projeto é um presente de Dia das Crianças que vai se prolongar até o final do ano. “É uma mensagem de diversão, cultura e alegria. Queremos que o Estado esteja perto das pessoas, que seja inclusivo e gere oportunidades na área cultural”, comentou.

PARCERIA – A diretora executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, disse que o Cinema na Praça pode ser um instrumento de transformação social e se soma a outras iniciativas da empresa na educação. “É um programa que proporciona cultura para as crianças que não têm acesso regular a cinema. É uma maneira de plantar uma semente de sonho nas novas gerações”, afirmou.

Andressa Pappas, diretora da Motion Picture Association no Brasil, entidade que representa os grandes estúdios cinematográficos do País, comemorou a parceria com o Governo do Estado. “Esperamos que esses momentos de diversão sejam acompanhados por abraços nos familiares, nós queremos gerar diversão e aproveitar esse momento ao ar livre”, complementou.

ESTREIA - O filme escolhido para este ano é Hotel Transilvânia, produção infantil de classificação livre. O enredo conta a história de Conde Drácula e amigos monstros no aniversário de 118 anos de sua filha. Drácula é o proprietário do Hotel Transilvânia, espaço luxuoso de cinco estrelas onde as criaturas do universo fantástico se refugiam para se esconder dos seres humanos.

A estreia será no próximo sábado (12), no Dia das Crianças, na cidade de Marumbi, região Norte do Estado. A carreta chegará na cidade no dia anterior à exibição do filme e ficará em um ponto definido pela administração municipal. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado e tem também o intuito de promover a economia local com o comércio de doces, salgados e refrigerantes.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no lançamento do programa o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os secretários de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; o diretor-presidente da É-Paraná Comunicação, Gláucio Galize; e os deputados estaduais Hussein Barki (líder do Governo), Tiago Amaral e Soldado Adriano José.





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência