O prefeito de Palotina, Rodrigo Ribeiro, reuniu lideranças e representantes da imprensa na tarde desta quarta-feira (11) para anunciar a intenção da administração municipal de construir um complexo de saúde no município.
Durante o encontro, o prefeito explicou que, inicialmente, o município vinha trabalhando com a possibilidade de reforma e ampliação da atual estrutura do Hospital Municipal, projeto herdado da administração anterior. No entanto, após análises técnicas e projeções de crescimento populacional, a gestão optou por pensar em uma solução definitiva para o futuro da saúde pública local.
Segundo Rodrigo Ribeiro, a reforma e ampliação resolveriam apenas momentaneamente a demanda, além de manter a estrutura limitada e instalada em uma área sujeita a alagamentos.
“Precisamos pensar no futuro de Palotina. Nossa cidade está crescendo, a população aumenta e, consequentemente, a demanda por atendimentos também. Uma simples reforma atenderia por pouco tempo e não resolveria o problema de forma definitiva. Além disso, o hospital atual está em um local que sofre com alagamentos, o que nos preocupa”, destacou o prefeito.
Rodrigo Ribeiro esteve acompanhado dos secretários municipais Rodrigo Tortuoso (Planejamento), Carina Dotto (Saúde) e Cláudia Brunetto Sato (Obras), que também participaram da apresentação da proposta.
A intenção da administração é construir um novo hospital em uma área muito maior, com espaço suficiente para abrigar, inclusive, um heliponto e a base do SAMU, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais agilidade nos serviços de urgência e emergência.
O prefeito também informou que o Governo do Estado já se colocou à disposição para doar o projeto do novo hospital, além de aportar recursos para a construção da unidade.
“O Governo do Estado será um parceiro importante nesse projeto. Já manifestou interesse em colaborar com o projeto e com recursos, o que fortalece ainda mais nossa proposta de construir um complexo moderno e preparado para as próximas décadas”, afirmou Rodrigo.
De acordo com o prefeito, a área que está sendo viabilizada para a implantação do novo complexo de saúde fica nas proximidades do CAIC.
A administração municipal seguirá agora com os estudos técnicos, trâmites legais e articulações necessárias para viabilizar o projeto, que é considerado uma das principais prioridades da atual gestão.
