Na tarde desta quinta-feira (10), o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, esteve visitando, juntamente com a Diretora Executiva do CONSAMU, Roseli Viecieli, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri.
A visita na UTI – Ala Covid, teve como intuito acompanhar alguns dos procedimentos que estão sendo realizados no Hospital, como a hemodiálise, com o objetivo de contribuir com a melhora e recuperação dos pacientes internados na ala, que possuem algum tipo de comprometimento renal. Hemodiálise é o procedimento através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.
O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.
O vírus da Covid-19 vem mostrando-se agressivo aos rins. De acordo com a Sociedade Americana de Nefrologia, a estimativa é que 20 a 40% dos pacientes internados — e, portanto, em estado grave— sofram com alguma alteração nos rins. Para os pacientes que evoluem para quadros de insuficiência renal aguda ou crônica graves, a hemodiálise é necessária. De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente 8,75% dos municípios têm a tecnologia que "imita" a função dos rins.
Em conversa com a equipe, o prefeito, e também médico afirmou: “Este tratamento é fundamental para a vida das pessoas que sofrem com acometimentos renais, principalmente neste momento que estamos vivendo, com um vírus tão avassalador.”
O prefeito também ressaltou a importância de os profissionais estarem preparados, através de conhecimento para atuarem neste tratamento.
Na visita o prefeito acompanhou e conversou também com o médico Nefrologista Dr. Luís Alberto Batista Peres, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, que esteve realizando um treinamento aos profissionais do Hospital Municipal referente à Hemodiálise.