Prefeitura realiza reunião para tratar de comercialização de produtos coloniais pelo Paraná


 

Nesta segunda-feira (02/08), aconteceu no Gabinete da Prefeitura a divulgação do novo decreto municipal estabelecendo critérios para a produção e comercialização de produtos coloniais derivados de matéria-prima animal.

Para a elaboração deste decreto, foi necessária uma ajuda conjunta de autoridades e órgãos específicos, como a Secretaria Municipal de Administração, através do Secretário Lucas Pedron e o Chefe da Pasta Kepler Machado, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, através do Secretário Juarez Pastore e do médico veterinário Rodrigo Sato e a Secretaria de Saúde (que abrange a Vigilância Sanitária), através do Secretário Edivaldo Bertho, a médica veterinária da Vigilância Laura Bittencourt e o Coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde Oderlei Rannow. Os mesmos realizaram um intenso estudo científico, através de mais de 113 artigos referentes ao assunto, para elaborarem o decreto através de critérios embasados sobre a produção e comercialização dos produtos coloniais.

Após a adesão dos municípios e consórcios ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte no Estado do Paraná (Susaf-PR), as novas regras vão impactar produtores e consumidores de todo o Estado.

O decreto municipal elaborado visa a implantação e determinação das competências do serviço de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal e a implantação do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Com este selo, os produtos industrializados coloniais, podem ser vendidos livremente entre os municípios do Estado.

O decreto também determina regras para a classificação de estabelecimentos, condições e exigências para registro SIM e exigências de higiene dos estabelecimentos.

Além dos nomes já citados na elaboração do decreto, estiveram presentes juntamente com o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti, o vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Palotina Edmilson Zabott e os representantes que realizam a produção produtos coloniais (os produtores).





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência