Ontem (07), foi realizado um encontro com o Prefeito Luiz Ernesto de Giacometti na Escola Municipal Padre Vitorino Roggia, juntamente com a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Elceni Nava Bomfim, a Diretora da Escola, Ana Maria Garcia dos Reis e a Diretora do Departamento da Educação, Ana Paula Alves.
Na reunião foi debatido sobre o retorno 100% presencial das aulas em todas as escolas municipais de Palotina. Na Escola Padre Vitorino Roggia, o retorno das aulas presenciais acontecerá no dia 20 de Julho.
As dificuldades enfrentadas decorrente as aulas online são inúmeras, como consta o prefeito, “hoje nossa preocupação é abrangente, começando pelo nível de aprendizagem dos jovens e crianças de maneira remota e o reflexo no aumento de casos de violências, abusos, entre outros fatores que pudemos observar e ocorrem fora do ambiente escolar.”
O retorno das aulas e os cuidados são essenciais frente à pandemia, por conta disto a Secretária de Educação Elceni ressalta “estaremos cuidando de toda a parte de prevenção dentro da escola, com muito zelo e profissionalismo. Contamos com a colaboração dos pais e/ou responsáveis para que ao trazer e buscar os alunos nas escolas, tenham a consciência de seguir as medidas preventivas como o uso da máscara e o uso do álcool em gel.” As crianças necessitam não apenas da educação no ambiente escolar vendo os cuidados de colegas e professores, mas também terem como exemplo estes cuidados dentro de seus próprios lares.
O Prefeito destaca “nas escolas já testadas este projeto de volta as aulas, o retorno que tivemos foi grandioso, pois vimos à colaboração e o cuidado de todos”, abordando o campo de saúde foi posto em pauta o seguimento no qual o recomeço trará dificuldades não apenas no conteúdo perdido/atrasado, mas também no psicológico das crianças, funcionários, professores e colaboradores. Para isto, Luiz Ernesto garante que o suporte de profissionais da área da psicologia estará à disposição, ajudando e dando a assistência necessária.