A Sanepar inicia nesta semana os trabalhos de vistoria técnica e ambiental no sistema de coleta de esgoto de Maria Helena, na região Noroeste. Serão vistoriados 853 imóveis que foram contemplados com a rede coletora de esgoto no ano passado. Para esse serviço, a Sanepar contratou a empresa Trezzi e Bonato, que terá prazo de cinco meses para a execução dos trabalhos.
As vistorias analisam se a ligação do imóvel à rede coletora de esgoto foi feita de forma adequada a fim de evitar transtornos operacionais, danos ao meio ambiente e incômodo à população. A verificação inclui todas as instalações sanitárias: canalização do esgoto, caixa de gordura na saída das pias de cozinha ou de churrasqueiras e tubulação da água da chuva.
As ligações feitas de forma inadequada podem trazer transtornos para o morador e para a cidade. Se as calhas de chuva estiverem interligadas ao sistema de esgoto, por exemplo, em dias de chuvas pode haver extravasamento em vias públicas ou refluxo do esgoto para dentro dos imóveis. E, se o esgoto for lançado nas galerias de águas pluviais, o prejuízo ambiental é grande, pois contamina o solo e a água dos córregos e rios. Os imóveis também precisam ter caixa de gordura eficiente.
“Sem essa importante instalação, pode haver entupimentos das tubulações, causando mau cheiro, rompimentos e danos na rede coletora e nas estações de tratamento”, afirma a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes.
VISTORIAS – No serviço de inspeção, é imprescindível a entrada dos técnicos nos imóveis com a finalidade de testar os dispositivos sanitários e de águas pluviais. Nessa visita, os técnicos fazem testes com a aplicação de corantes líquidos nas instalações hidráulicas, à base de água, aferindo sua apresentação na rede coletora de esgoto e/ou na galeria de águas pluviais.
Os técnicos verificam também caixa de gordura, pias, tanques e ralos. Se for encontrada qualquer anormalidade ou irregularidade, o morador é notificado para que faça as correções, com prazo de 30 dias. As equipes irão retornar para uma segunda verificação, num prazo médio de 60 dias.
IDENTIFICAÇÃO e SEGURANÇA – As equipes da empresa contratada vão utilizar coletes e crachás de identificação de prestador de serviço da Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 200 0115 ou na Central de Relacionamento da Sanepar, na Rua Rolândia, s/n, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 16h30.
EXIGÊNCIA – Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto.