A gravidez está relacionada a várias mudanças no corpo e algumas delas podem prejudicar dentes, língua e gengiva. A saúde da boca está relacionada com uma melhor gestação e não deve ser niglegenciada. É importante ficar atenta aos sinais que a boca dá, como alterações na gengiva e na mucosa, sangramentos gengivais e dentes com manchas não devem ser ignorados em nenhuma fase da vida, muito menos durante a gravidez.
É natural que apareçam alguns sintomas gástricos leves, como refluxo, azia e ânsia de vômito durante a gravidez. Esses sintomas podem deixar o ph da saliva mais ácido o que afeta dentes e gengivas. Com o aumento da progesterona a gengiva sofre um risco maior de ficar inflamada, por isso a importância de uma boa escovação e uso do fio dental.
O pré-natal odontológico é de suma importância. Realizar procedimentos como raspagem de tártaro, remoção de placa bacteriana e restaurações provisórias ou definitivas é possível sim durante essa fase. O melhor período para o tratamento odontológico é no terceiro trimestre de gestação, porém pode ser feito em outros períodos também.
Sendo assim visitas odontológicas durante a gestação assegura saúde da mãe e do bebê, diminuindo o risco de parto prematuro, e promovendo saúde como um todo.
Em nosso Município contamos com atendimento a todas as gestantes que fazem pré-natal nas nossas Unidades de Saúde.
Informe-se na sua Unidade de Saúde de referência!