Secretaria de Saúde divulga 4º Lira que aponta 1,10% no índice da dengue em Palotina


 

A Secretaria de Saúde de Palotina, por meio do Setor de Endemias concluíram na semana passada o relatório do 4º Levantamento do Índice de Infestação do Mosquito da Dengue (Lira), que apontou um índice geral de 1,10%. Os agentes de endemias realizaram visitas nos domicílios após a realização dos cinco ciclos de aplicação da UBV Pesada (Fumacê). As regiões com maior quantidade de foco do mosquito Aedes Aegypti são os Bairros: Jequitibá, Pioneiro, Imigrantes, Interlagos, Vô Konrad, Osvaldo Cruz, União e no Centro. As demais localidades ficaram com índice abaixo de 1%. 

De acordo com a coordenadora de Endemias, Terezinha Duarte, os focos foram encontrados em diversos criadouros, como: pote plástico, prato de planta, bebedouro de animal, bebedouro de animal, pneu, caixas de gordura, caixa d’água e baldes. “Mesmo no período de inverno, o mosquito continua se proliferando, por isto é importante que todos continuem cuidando de seus quintais”, alerta a coordenadora.

 

Situação no Estado

 

A secretaria de Estado da Saúde identificou redução de 44% no índice de infestação do Aedes aegypti no primeiro quadrimestre de 2018. Dos 320 municípios paranaenses infestados, que monitoram a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, apenas 65 estão em alerta grave. 

A cada dois meses, as equipes de vigilância dos municípios devem realizar o Levantamento de Índice de Infestação por Aedes aegypti por meio de visitas domiciliares. No primeiro ciclo de visitas, em janeiro e fevereiro deste ano, 87 municípios (21,8% do total de cidades paranaenses) apresentavam nível satisfatório de infestação predial, 142 municípios (35,6%) estavam em alerta e 118 (29,5%) municípios estavam em nível de risco. Já no segundo ciclo de visitas, entre março e abril, 94 municípios (23,5 %) apresentaram nível satisfatório, 146 municípios (36,6%) em alerta e apenas 65 (16,5%) municípios em risco.  

Entre os cuidados preventivos estão evitar o acúmulo de lixo e entulhos, deixar sacolas e recipientes com lixos fechados, manter as caixas d’água sempre vedadas, remover a sujeira das calhas e ralos, verificar bandejas de ar-condicionado e geladeiras mantendo-as limpas e sem água e manter vasos sanitários sem uso fechados.

 

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência