SUS DE QUALIDADE - Campanha visa reduzir o absenteísmo em Palotina


As filas de espera são o maior motivo de insatisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, segundo pesquisa feita pelo Conselho Nacional de Medicina. Tempos longos de espera, além de inconvenientes, podem causar sérios agravamentos de saúde que poderiam ser evitados com intervenções mais precoces. O absenteísmo é uma das principais razões para a demora no atendimento, o não comparecimento do paciente, ou o cancelamento do atendimento no curto prazo, faz com que os horários de consultas sejam efetivamente desperdiçados. Essa prática é considerada um problema mundial na assistência à saúde, gerando desperdício de recursos tanto no setor público como no setor privado.

Em Palotina a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, elaborou e colocou em prática em ampla campanha com a finalidade de orientar e conscientizar a população sobre a importância de reduzir drasticamente o absenteísmo. “Quando um paciente realiza um exame clínico e não busca o resultado, o dinheiro público investido é desperdiçado e o tratamento de eventual doença não é iniciado e isso tem contribuído para existência de longas filas de esperava por certos procedimentos. Por isso pedimos a compreensão e a colaboração de todos”, ressalta o prefeito de Palotina e presidente do Consamu Luiz Ernesto de Giacometti ao mencionar que mesmo não tendo custo direto, todas as consultas e exames realizados têm um valor. Os usuários do SUS precisam ter consciência e sempre que não puder comparecer, avisar o setor responsável com antecedência.

Na manhã desta sexta-feira (15/10), o secretário de Saúde, enfermeiro Edivaldo Bertho, acompanhado de membros do Conselho Municipal de Saúde, estiveram na Unidade Básica de Saúde – UBS do CAIC, onde fizeram a entrega do Faltômetro que trata de quadro que será fixado em todas as UBS de Palotina onde será exposta a quantidade de faltas em cada especialidade oferecida pelas unidades de saúde, para que a população possa visualizar o número de pacientes que agendam sua consulta e não comparecem. Os Faltômetros foram entregues a Agente Comunitário de Saúde - ACS, Eusa Freitas que também faz parte do Conselho de Saúde e na oportunidade representou todas as unidades de saúde existente no município





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência