UFPR divulga obras de referência para o Vestibular 2025


A UFPR divulgou o programa de provas e a relação das obras de referência para as provas de Literatura Brasileira, Sociologia, Filosofia e Música do Vestibular 2025. As listas de Sociologia e Música não tiveram alterações. A lista de obras de Filosofia é inteiramente nova e na de Literatura Brasileira, foram substituídas três das oito obras do vestibular anterior.  

Este é o segundo ano consecutivo que a UFPR divulga a relação de obras em janeiro – nove meses antes da primeira fase do vestibular, marcada para 20 de outubro. A medida foi bem recebida por estudantes e escolas no ano passado, pois permite mais tempo para a preparação. 

Literatura brasileira 

Os novos livros da lista são O drible, de Sérgio Rodrigues; O sol na cabeça, de Geovani Martins; e Poema sujo, de Ferreira Gullar. De acordo com os responsáveis pela escolha das obras, a intenção foi renovar a lista, porém contemplando obras de gênero textual similar e inseridas no mesmo período histórico/literário dos anteriores. Com isso, respeita-se a necessidade de abarcar um repertório de textos com razoável diversidade de gêneros textuais (narrativas breves e longas, poesia etc.) e de períodos históricos/ literários diferentes.  

Lista completa: 

1. A falência, de Julia Lopes de Almeida  

2. Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga  

3. Noite na taverna, de Álvares de Azevedo  

4. O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques  

5. Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus  

6. O drible, de Sérgio Rodrigues  

7. O sol na cabeça, de Geovani Martins  

8. Poema sujo, de Ferreira Gullar 

 

Filosofia 

A relação de obras é inteiramente nova e servirá de base para as questões tanto da primeira fase (prova objetiva) quanto da segunda (prova discursiva).  

Os responsáveis pela elaboração da lista afirmam que os textos foram escolhidos por apresentarem reflexões a respeito de problemas conceituais abordados pela tradição filosófica, tais como o que é o conhecimento, a verdade, a ciência, o bem, a justiça, a arte, etc. A proposta é averiguar a capacidade do candidato de identificar e compreender teses, argumentos, conceitos, polêmicas e problemáticas filosóficas presentes nos textos ou deles decorrentes. 

Lista completa: 

1. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.  

2. HOBBES, Thomas. Leviatã. Capítulos 1 a 5. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.  

3. CHAUI, Marilena. “Cultura e democracia”. In: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Ano 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008. 

4. FRASER, Nancy. “Reconhecimento sem ética?”. In: Lua Nova, São Paulo, 70: 101-138, 2007. 5. WALLACE, David Wallace. “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”. In: Revista Piauí. Edição 72, setembro, 2012. 

Sociologia 

A relação de obras de referência é a mesma do Vestibular 2024, e será utilizada para elaboração das questões tanto da primeira fase (prova objetiva) quanto da segunda (prova discursiva). 

DAFLON, Veronica Toste; CAMPOS, Luna Ribeiro (org.). Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais nos séculos XVIII e XIX. Niterói: EdUFF, 2022. 

FANON, Frantz. Racismo e cultura. Brasil: Editora Terra Sem Amos, 2021. 

QUINTANEIRO, Tania; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira; OLIVEIRA, Marcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. 

RIBEIRO, Darcy. O processo sociocultural. In: O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1996. p. 167-265. 

  

Música 

A relação de obras de referência para a prova de habilidades específicas do curso de Música é a mesma do Vestibular 2024: 

1. BENNETT, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.  

2. BENNETT, R. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.  

3. BENNETT, R. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.  

4. EDLUND, L. Modus Vetus. Nova Iorque: Chester Music, 1994.  

5. LEMOINE, E, CARULLI, G. Solfeo de los solfeos. Volumen 1A. Editapsol.  

6. MED, B. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.  

7. POZZOLI, H. Guia teórico-prático para o ensino do ditado musical. Partes I e II. São Paulo: Ricordi do Brasil.  

8. SEVERIANO, J. Terceiro tempo: a transição (1946-1957) e Quarto tempo: a modernização (1958-). In_. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2013. p. 273 – 462.  

9. WISNIK, José Miguel. Som, ruído e silêncio. In: O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 15-68  

 





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