A conquista reforça a importância da modalidade no município e o trabalho de base realizado. As aulas de xadrez são gratuitas e oferecidas pela Secretaria Municipal de Esportes de Palotina para crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, nos períodos da manhã e tarde. As Inscrições para quem deseja praticar xadrez podem ser feitas no Ginásio de Esportes. Mais informações pelos telefones (44) 3649-3680 e (44) 99931-0942.
Palotina celebra uma conquista inédita no cenário esportivo escolar. No último final de semana, dia 03 de agosto, a aluna Vitória de Souza Albrecht, do Colégio Cívico Militar Barão do Rio Branco, conquistou o 3º lugar na modalidade Xadrez Relâmpago na Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná (JEP's), realizada em Toledo.
Vitória é a primeira enxadrista palotinense a subir no pódio da fase final dos JEP’s na modalidade de xadrez, alcançando um feito histórico para o município. Ela ficou a apenas um empate de garantir vaga no Campeonato Brasileiro Escolar, onde se classificam apenas os dois primeiros colocados.
Sua trajetória nas competições foi marcada por evolução e desempenho impressionante: Fase Regional: venceu todas as 6 partidas de forma invicta; Fase Macrorregional: conquistou 4 vitórias em 5 partidas; Fase Final: venceu 4 de 6 partidas, garantindo o terceiro lugar geral.
Em três anos de participação nos JEP’s, Vitória saltou de 32º lugar em sua estreia para o 7º lugar, e agora chega ao tão sonhado pódio estadual.
Para o professor e técnico Márcio R. Pavão, o xadrez tem papel fundamental no desenvolvimento dos jovens:
“Vivemos em um tempo em que a tecnologia pode ser uma ferramenta de aprendizado, mas também pode distrair e alienar. O xadrez é uma poderosa ferramenta cognitiva que desenvolve memória, cálculo, atenção, concentração e valores éticos e morais como respeito, reflexão e tomada de decisão. É um esporte que ensina a ganhar e perder com dignidade.”, disse ele