Em evento realizado na última sexta-feira (8), marcando o Dia Internacional da Mulher, a Câmara de Vereadores de Palotina oficializou a implantação da Procuradoria da Mulher. Na oportunidade foi realizada uma palestra com a deputada estadual e procuradora especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Paraná, Cloara Pinheiro. Ela expôs a história de sua filha que faleceu aos cinco anos vítima de câncer raro no olho (retinoblastoma).
A cerimônia contou com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti; presidente da Câmara, Eurico Fernandes Barbosa; juiz de Direito da Comarca de Palotina, Wesley Porfírio Borel; Delegado de Polícia Civil, Laécio Rodrigues; comandante da Companhia da Polícia Militar, Capitão Aparecido; presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, Carmem Dunke Nava; primeira dama e secretária de Assistência Social, Miriam Helena Souto de Giacometti e o prefeito de Maripá, Rodrigo Schanoski. A vereadora Márcia Berno Cecluski foi empossada como procuradora da mulher no Legislativo.
A procuradoria foi instituída a partir de uma Resolução da Mesa Diretora do Legislativo que foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 26 de fevereiro.
Conforme o Projeto de Resolução compete à Procuradoria da Mulher zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da Câmara Municipal de Palotina e ainda receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e discriminação contra a mulher. Também é prerrogativa do órgão fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, contribuindo com a implantação de políticas públicas municipais que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, assim como a implementação de campanhas educativas e anti-discriminatórias de âmbito municipal. A resolução prevê ainda o incentivo e orientação para a participação da mulher na política.