Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (22) a Câmara de Vereadores de Palotina aprovou Moção da Aplausos ao Centro Municipal Integra TEA, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e que presta atendimento a estudantes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. A moção foi proposta pelo vereador Thiago Mostachio (PSD) que justificou que o centro tem significativa importância e realiza um excelente trabalho no município.
A votação da moção foi acompanhada pela equipe do centro e também pela secretária municipal de Educação, Elceni Nava Bonfim que agradeceu o reconhecimento do Legislativo.
O Centro Municipal Integra TEA foi fundado em junho de 2022 com a finalidade de atender as crianças com diagnóstico de autismo, contribuindo através dos atendimentos para a autonomia da criança. Conta com uma equipe composta por coordenadora, recepcionista, quatro professoras e um psicóloga. Atualmente atende 50 alunos oriundos da Rede Municipal de Ensino.
O Centro Municipal Integra TEA, tem como objetivos ofertar serviços de apoio, suporte e identificação de habilidades e necessidades específicas dos estudantes. Oferece atendimento educacional e terapêutico especializado de forma complementar ou suplementar, individual, não substitutiva à escolarização dos estudantes, no turno contrário à escolarização. Também colabora com os profissionais da Rede Municipal de Ensino de Palotina no suporte quanto às necessidades biopsicossociais aos estudantes diagnosticados com TEA, inseridos no Centro Municipal Integra TEA.