A coleta de materiais recicláveis em Palotina segue um calendário diferenciado, separado da coleta de lixo orgânico. Os materiais recicláveis são coletados e destinados à Associação de Agentes Ambientais Palotina Preserva (APAVA), enquanto o lixo doméstico é encaminhado para o aterro sanitário. Esse serviço é realizado por uma empresa terceirizada, sob a supervisão da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente.
A coleta de recicláveis ocorre de segunda a sábado. Às segundas-feiras, a equipe percorre os bairros Jardim Social, Cohapar e Santa Terezinha. Nas terças-feiras, a coleta é realizada no centro e no bairro Pôr do Sol. Às quartas-feiras, os bairros atendidos são União, Dallas, Jardim Itália, Morada do Sol e Jardim Progresso. Nas quintas-feiras, a equipe passa pelo centro e pelos bairros Bela Vista, Imigrantes e Ouro Verde. Nas sextas-feiras, são atendidos os bairros Pioneiro, Jequitibá, Interlagos, Osvaldo Cruz e Jardim América. Aos sábados, a coleta ocorre nas avenidas e também nas ruas paralelas às avenidas, chamadas de binários.
Interior – O serviço de coleta de materiais recicláveis também abrange o interior do município. Às terças e quintas-feiras, o distrito de São Camilo é atendido. Nas quintas-feiras, a coleta ocorre em Floresta, atendendo também as comunidades de La Salle e Santo Antônio.
A Prefeitura orienta que é muito importante não misturar lixo reciclável com lixo orgânico, a fim de não comprometer o processo de reciclagem. O lixo reciclável, como papel, plástico, vidro e metal, pode ser reaproveitado e transformado em novos produtos. No entanto, quando esses materiais entram em contato com resíduos orgânicos, como restos de comida, eles podem ser contaminados e se tornar inviáveis para reciclagem.
Os materiais recicláveis destinados para APAVA são comercializados e a renda obtida beneficia diversas famílias.