Conselho de Inovação de Palotina define ações para fortalecer desenvolvimento tecnológico


Na quarta-feira (07), representantes de entidades públicas e privadas se reuniram na Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo para apresentação do Plano de Ação do Conselho Municipal de Inovação de Palotina. O encontro teve como objetivo estruturar e potencializar iniciativas voltadas ao fortalecimento do ecossistema de inovação no município, promovendo um diálogo integrado entre os diversos setores.

O plano de ação foi elaborado com o apoio técnico de Sérgio Altavini, do Sebrae. Com base em sua experiência regional e em ações já consolidadas em outros municípios, Altavini colaborou na construção de um plano estratégico estruturado em cinco eixos fundamentais, que devem nortear as ações do Conselho pelos próximos quatro anos.

Os cinco eixos do plano são:

- Ambientes de Inovação: apoio à reforma da incubadora municipal, capacitações para gestão, ampliação do número de empresas residentes e suporte à construção e estruturação de gestão do Centro de Inovação Tecnológico, em parceria com a UFPR, o Município e a FINEP.

- Programas e Ações: realização do evento Inova Palotina, estímulo à cultura de inovação nas universidades, sensibilização de professores e coordenadores sobre os benefícios da inovação e fortalecimento do movimento regional Cidades Iguassu Valley.

- Políticas Públicas: atualização da Lei de Inovação e criação de um cargo efetivo de Agente de Inovação, assegurando suporte técnico permanente às ações do Conselho.

- ICTIs (Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação): incentivo à elaboração de TCCs voltados para negócios inovadores e encaminhamento desses projetos à incubadora municipal.

- Governança: realização de palestras, workshops sobre liderança, comunicação e inovação para conselheiros, além de visitas técnicas a cidades e centros de referência em inovação, com o objetivo de fortalecer a legitimidade e o reconhecimento do Conselho Municipal de Inovação (CMI).

 

Durante a reunião, o chefe de gabinete da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, Renato Simioni, destacou a importância da iniciativa. “A intenção do Conselho é justamente fomentar a inovação no município. Por essa razão, estamos estruturando nosso plano de ação para que possamos elaborar projetos eficazes, que saiam do papel e contribuam com o desenvolvimento da comunidade”, afirmou.

Agora, o próximo passo será a validação do Plano de Ação, processo que deve ocorrer ao longo da próxima semana. Após essa etapa, serão elaborados os planos de ação específicos para cada projeto previsto nos cinco eixos estratégicos, marcando o início de uma nova fase para a inovação em Palotina.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência