No último sábado (15), a Câmara de Vereadores de Palotina realizou uma sessão solene para a outorga do título de Cidadão Honorário do município ao delegado de Polícia Civil, Pedro Lucena. Conduzida pelo presidente do Legislativo, Eurico Fernandes Barbosa (MDB), a sessão foi realizada no Restaurante Avenida e reuniu autoridades locais, entre elas o prefeito Luiz Ernesto de Giacometti. A homenagem ao delegado é resultado de um Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Joarez Negrona (PL). A concessão foi aprovada por unanimidade em novembro de 2023. Joarez justificou que Lucena prestou relevantes serviços ao município no exercício de sua atividade policial, contribuindo assim para melhoria da segurança pública.
Ao discursar após receber a homenagem, o delegado Pedro Lucena agradeceu o reconhecimento do Legislativo e a indicação de Joarez Negrona. Ele disse que nos períodos em que atuou em Palotina aprendeu a gostar do município. “Tenho um carinho muito grande por Palotina. Agradeço imensamente esta homenagem”, disse emocionado.
Atualmente Lucena comanda a Delegacia de Marechal Cândido Rondon.
História – Natural do Ceará, Pedro Lucena chegou ao Paraná junto com a família em 1974, na cidade de Querência do Norte. Aos 18 anos Pedro Lucena se alistou no Exército Brasileiro e foi recrutado para prestar o serviço obrigatório em Curitiba. Prestou concurso interno para Cabo, sendo aprovado permanecendo assim por mais 5 anos no Exército. Prestou concurso para 3º Sargento da Polícia Militar do Paraná, sendo aprovado e convocado para participar do curso de formação, sendo designado após aprovação para trabalhar no Batalhão da Polícia Rodoviária, onde prestou serviços por 16 anos, dos quais um ano na Cidade de Cascavel e 15 anos na Cidade de Assis Chateaubriand.
Concluiu sua formação acadêmica com bacharelado em Ciências Econômicas pela FACEU/UNIPAR, bacharelado em Direito pela FADU/UNIPAR, pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela UNIPAR e pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil pela UNIPAR.
No ano de 1994 foi aprovado no concurso para Delegado da Polícia Civil do Estado do Paraná, convocado para o curso de formação na Escola da Polícia Civil do Paraná, na cidade de Curitiba, onde permaneceu de agosto a dezembro do ano de 1996.
Iniciou seu trabalho como Delegado de Polícia Civil em abril de 1996, sendo designado para a Delegacia de Formosa do Oeste, onde permaneceu por um ano. Depois atuou nas delegacias de Terra Roxa; Assis Chateaubriand; Palotina; Guaíra; Santa Helena; Matelândia; Arapongas; Rolândia; Marechal Cândido Rondon e Umuarama.
Em toda trajetória de vida, foram 49 anos dedicados à segurança pública, dos quais 27 anos atuando como Delegado de Polícia Civil do Estado do Paraná. Em Palotina são sete anos e seis meses de trabalho.
Pedro Lucena é casado e pai de três filhos: Aldry Lucena, Eduardo Lucena e Aline Lucena Farias. Ele tem quatro netas: Isadora Lucena (12 anos); Amanda Lucena (8); Rafaela Lucena (6) e Luísa Lucena (1 ano).
Legenda 1 (cidadão honorário)
Delegado Pedro Lucena recebeu o título de Cidadão Honorário de Palotina das mãos do vereador Joarez Negrona e do prefeito Luiz Ernesto de Giacometti
Legenda 2 (sessão solene)
Sessão solene aconteceu no dia 15 para homenagear Pedro Lucena
Legenda 3 (lideranças)
Vereadores. Prefeito e vice-prefeito com o novo Cidadão Honorário de Palotina
Créditos: Assessoria/Câmara