Nesta terça-feira (7), policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV), em ação no âmbito da Operação Desmatamento Zero II, identificaram a derrubada de quase três hectares de vegetação nativa em uma propriedade na área rural do município de Santa Mônica, localizado no noroeste do Paraná.
Os agentes foram até o local em resposta a um alerta emitido pelo MapBiomas Alerta e constataram o desmatamento de 2,79 hectares de vegetação nativa do bioma da Mata Atlântica sem a devida licença do órgão ambiental competente.
Diante da situação, foram lavrados três autos de infrações ambientais, que totalizaram cerca de R$32 mil em multas. Além disso, toda a área afetada foi embargada e o fato comunicado ao Ministério Público.
O desmatamento ilegal, além de configurar um crime ambiental, representa um sério impacto à biodiversidade e aos recursos naturais. A atuação da Polícia Militar do Paraná, por meio do BPAmb-FV, demonstra o compromisso da Corporação com a preservação ambiental e a fiscalização rigorosa das atividades que possam causar danos ao meio ambiente.
MapBiomas Alerta – É um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento com imagens de satélite de alta resolução. Na plataforma, são reunidos alertas provenientes de diversos sistemas de detecção para todos os biomas do Brasil, onde é feito o cruzamento com dados territoriais relevantes e disponibilizados laudos detalhados para cada evento de desmatamento, sem avaliação de legalidade, regularidade ou responsabilidade sobre a supressão da vegetação. Estes relatórios são utilizados pelos órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental para auxiliar no combate ao desmatamento.