Mais de 25 toneladas de carvão vegetal sem procedência de origem foram apreendidas por policiais militares do BPAmb (Batalhão de Polícia Ambiental), no Bairro Hauer, em Curitiba. A equipe policial chegou ao depósito após uma denúncia anônima.
Segundo a PM, os militares foram até o local para verificar a denúncia e encontraram uma empresa atacadista de carvão vegetal e diversos sacos com carvões prontos para a venda. A mulher que atendeu a equipe policial teria informado que o material teria vindo das cidades de Inácio Martins, Guarapuava e Prudentópolis.
Ainda de acordo com a unidade, os policiais abriram alguns sacos de carvão e constataram que havia uma mistura de carvão de origem nativa e carvão de origem exótica - eucalipto. Diante das informações e com os documentos necessários em mãos, os militares estaduais foram até o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e verificaram que a empresa estava com os pátios de controle suspensos ou bloqueados, alguns desde 2013.
Diante dos fatos, foram apreendidas 25,827 toneladas de carvão vegetal e a responsável, além de ter ficado como fiel depositária da carga, foi encaminhada para assinar o termo circunstanciado. Ainda foi lavrado o auto de infração ambiental no valor de R$ 81 mil.