Na data de hoje, 13.06.18 Policiais Militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira e agentes da Receita Federal realizavam patrulhamento nas proximidades da praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu - PR, no âmbito da Operação Muralha,
quando abordaram um veículo GM Vectra de cor prata. O veículo estava carregado com eletrônicos contrabandeados do Paraguai. O condutor, veículo e contrabando foram encaminhados para os procedimentos legais cabíveis. Ainda na data de hoje outro veículo foi apreendido. Foram localizados neste segundo veículo 10 pneus oriundos do país vizinho. O condutor e o veículo Kadett de cor prata também foram encaminhados aos procedimentos. Até o momento, 33 volumes de contrabando foram apreendidos somente hoje na barreira fixa.
A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua primeira fase no ano em 30/04/18. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24h do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná através de incursões das equipes volantes de prontidão.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar do Paraná -BPFRON/ 14 BPM , Polícia Civil, Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, GGIFRON-PR, ANTT, IBAMA e Ministério Público do Paraná.