No âmbito da Operação Esforço Integrado, equipes da Polícia Federal, agentes da Receita Federal e Polícia Militar através do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira e 14ºBPM, apreenderam uma carreta carregada com várias caixas de cigarro contrabandeado do Paraguai. A apreensão ocorreu na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, durante fiscalização de rotina na manhã de hoje (24.06.2018).
O contrabando estava oculto em meio a uma carga lícita de farinha de trigo. De acordo com a documentação fiscal da carga lícita, a farinha de trigo foi carregada em Santa Terezinha de Itaipu/PR e tinha como destino São Paulo/SP.
O veículo era conduzido por um homem de 43 anos de idade. Ele declarou que estava transportando cerca de 200 caixas de cigarro contrabandeado.
A carreta foi encaminhada para a Inspetoria da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR e o motorista conduzido à Delegacia de Polícia Federal na mesma cidade para lavratura do auto de prisão em flagrante pelo crime de contrabando.
A Operação Esforço Integrado foi criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, e é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI/F-PR). Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, e tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas áreas de fronteira, com foco no fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, de armas e de medicamentos, entre outros. O Estado do Paraná possui 208 quilômetros de fronteira com o Paraguai e 230 quilômetros com a Argentina, abarcando em sua faixa de fronteira uma população de 5,5 milhões de habitantes; há uma estimativa de que ao longo do Rio Paraná e do Lago da Usina de Itaipu haja mais de 300 portos clandestinos, facilitadores para a entrada de produtos ilícitos no Brasil. Diante desse cenário, pretende-se com essa Operação o aumento da presença das forças de segurança, por meio de abordagens e bloqueios policiais, prisão de criminosos, prisão de foragidos, maior quantidade de apreensões e recuperação de veículos furtados ou roubados.
Participam da Operação: Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil do Paraná , Departamento de Inteligência do Estado do Paraná, Guardas Municipais, Agência Brasileira de Inteligência e Receita