A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), apreendeu aproximadamente 6,4 toneladas de maconha nesta quarta-feira (14), em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do estado. A ação fez parte da Operação Protetor, uma iniciativa focada no combate ao tráfico de drogas e outros crimes transfronteiriços.
A apreensão ocorreu durante patrulhamento de rotina realizado por policiais do BPFron em uma área rural próxima ao Lago de Itaipu. Contando com o auxílio de Logan, um cão farejador especializado em entorpecentes, os policiais conseguiram localizar os entorpecentes escondidos em uma densa mata e de difícil acesso, ninguém foi encontrado no local.
Após a descoberta, foi necessário solicitar o apoio de outras equipes para auxiliar na retirada dos fardos de maconha, que, após pesados, totalizaram 6.385 quilos. A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal em Guaíra, onde serão realizados os procedimentos da polícia judiciária.
Segundo o major Divonsir de Oliveira Santos, comandante do BPFron, a apreensão desta quantidade de entorpecentes “resultou num prejuízo estimado em R$ 12,7 milhões ao crime organizado”, afirmou.