A Polícia Federal confirmou que o fuzil subtraído da Força Nacional de Segurança Pública por indígenas foi recuperado na tarde desta sexta-feira (6). A confirmação foi oficializada por meio de nota encaminhada à imprensa.
“Após negociações conduzidas pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança Pública, FUNAI, o MPF/PR e Representante do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a arma de fogo foi devolvida em meados da tarde de hoje. A Delegacia de Polícia Federal em Guaíra/PR encaminhou a arma de fogo pertencente à FNSP à perícia, colheu o depoimento dos policiais da FNSP e instaurará inquérito policial para apuração dos fatos em questão”.
Sobre o conflito, texto da Polícia Federal relembrou o caso. “Na manhã desta data, policiais da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) que faziam o patrulhamento ostensivo em Fazenda localizada na área rural de Terra Roxa/PR, após evitarem confronto entre indígenas e funcionários da fazenda, foram atacados por indígenas os quais subtraíram uma arma de fogo”.
A Fazenda Brilhante foi invadida no dia 7 de julho. A Justiça chegou a determinar reintegração de posse, mas o conflito parece longe do fim. Na região outras áreas foram ocupadas. Embora reuniões e diversos apelos tenham sido feitos, o Governo Federal ainda não se pronunciou de forma definitiva.