A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou nesta quarta-feira de cinzas (14) a Operação Carnaval 2024 em todo o Brasil, inclusive na região de Foz do Iguaçu. Durante o período as equipes da PRF realizaram fiscalizações de condutas perigosas e ações educativas. Confira os resultados operacionais abaixo.
A PRF registrou 2.645 imagens de condutores acima dos limites de velocidade durante os seis dias da Operação Carnaval deste ano, isso equivale a um registro a cada três minutos. Em um dos casos, um veículo foi flagrado a 153 km/h em um trecho onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Na região de Foz do Iguaçu, o excesso de velocidade corresponde à quarta maior causa de acidentes graves.
Além dessas infrações, a PRF fez outros 565 registros de atitudes proibidas no trânsito, como ultrapassagens proibidas (153), falta de equipamentos de segurança obrigatórios como cinto e cadeirinha (70) e uso do celular ao volante (8).
A combinação de álcool e direção, muitas vezes comum durante o carnaval também foi fiscalizada. As equipes da PRF realizaram 431 testes do bafômetro e autuaram 12 motoristas dirigindo sob influência de álcool. Uma pessoa foi presa pelo crime de embriaguez ao volante, quando o resultado do teste é superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.
No total, foram registrados 11 acidentes — três dos quais tiveram maior gravidade — deixando 14 pessoas feridas e duas pessoas mortas no período do feriadão.