Por volta das 21h30 o Copom da Polícia Militar de Palotina começou a receber diversas ligações de reclamação de perturbação do sossego em frente a um estabelecimento comercial, que no local, diversas pessoas ocupavam a rua impedindo a passagem de veículos, inclusive ambulâncias e outros veículos de emergência.
Os militares se deslocaram até o local e ao tentar passar em frente ao estabelecimento constataram que havia muita bagunça, consumo de bebidas alcoólicas, som alto e o trânsito estava impedido devido a aglomeração de pessoas.
Segundo a PM, devido a situação, uma única equipe não seria o suficiente para realizar a dispersão dos indivíduos e restaurar a ordem pública. Com isso os policiais informaram o comandante do pelotão que de imediato acionou a equipe de serviço de Maripá e mais dois soldados para dar apoio na abordagem.
As equipes se reuniram e deslocaram até as proximidades da UFPR, onde as pessoas se encontravam, para proceder com a abordagem. No local, inicialmente foi tentado fazer a liberação da via com uso de sirene e giroflex, passando diversas vezes pelo meio da aglomeração. Medida que se mostrou ineficiente, pois as viaturas policiais tinham muita dificuldade em passar no meio da turba. Conforme os PMs, diversas vezes foram arremessadas garrafas de cerveja em direção a viatura, sendo que as garrafas foram estilhaçadas no caminho em que as viaturas passavam no intuito de furar os pneus e inutilizar o veículo. Além dos objetos lançados as equipes ouviram diversos xingamentos de baixo calão e em determinado momento a viatura ficou cercada em meio a rua, um indivíduo bateu no retrovisor da viatura, foi ordenado que ele saísse da frente, sendo que o mesmo não acatou a ordem e ainda desacatou a equipe, sendo necessário fazer uso de spray de pimenta para abrir caminho para que a viatura conseguisse passar. O indivíduo entrou em meio a multidão, se escondendo da equipe policial, tornando impossível sua abordagem. Após diversas tentativas de dispersar a multidão e liberar a via através de sirene e giroflex foi iniciado procedimento de abordagem, sendo dado tempo para que a multidão se dispersasse. Algumas pessoas acataram, porém, outras se mostraram resistentes, sendo necessário a abordagem individual dos mesmos.
Vários indivíduos foram abordados, os que se mostraram resistentes à abordagem e desobedientes foram encaminhados a delegacia local para os procedimentos cabíveis.