Nesta madrugada policiais militares de Palotina realizavam patrulhamento pela área rural do município, quando visualizaram três veículos em atitude suspeita, sendo um automóvel e dois caminhões. Os caminhões estavam com apenas um dos faróis ligado e os três veículos transitavam em alta velocidade.
Os PMs tentaram realizar a abordagem aos veículos utilizando-se de sinais sonoros e luminosos, além de gesticulação e verbalização, sendo que os veículos aceleraram em direção a equipe, desobedecendo as ordens de parada.
Conforme a PM, os condutores dos caminhões jogaram os veículos para cima dos policiais e da viatura, sendo que um dos policiais necessitou "pular" para o interior da viatura e manobrá-la rapidamente para não haver a colisão, e o outro policial necessitou se jogar para o lado para não ser atropelado.
Diante disso, os veículos iniciaram fuga em direção a Palotina, dando início a um acompanhamento tático, realizado por diversos quilômetros. Durante o acompanhamento, por diversas vezes os caminhões fechavam a viatura policial, além de fazer zigue-zagues durante o percurso, jogando os caminhões para cima da equipe a fim de jogar a viatura para fora da pista para colidir ou até mesmo capotar. Para resguardar a integridade física da equipe e dos demais utilizadores da via, foi necessário a realização de disparos de arma de fogo tipo submetralhadora, para cessar a injusta agressão.
Já no perímetro urbano, os caminhões ainda em alta velocidade, além de persistirem em fazer zigue-zagues e jogar os veículos para cima da equipe policial, também "ramparam" diversas lombadas e fizeram diversas curvas perigosas em alta velocidade, colocando constantemente em risco a vida de diversos pedestres, ciclistas e condutores de outros veículos.
Após quilômetros de acompanhamento, próximo ao pronto atendimento, um dos caminhões não conseguiu fazer a curva, sendo então possível realizar a abordagem, os demais veículos se evadiram não sendo mais localizados.
Foi identificado o condutor do caminhão abordado, ao qual em busca pessoal nada de ilícito foi encontrado, nem mesmo no caminhão o qual estava vazio, em consulta no sistema foi constatado que o condutor possui carteira de habilitação de categoria "ab", não sendo habilitado para dirigi-lo.
Indagado sobre o porquê o mesmo e os demais veículos haviam empreendido fuga, este, relatou que estariam indo até terra roxa para carregar os caminhões com cigarros contrabandeados do Paraguai e que o automóvel era o batedor, sendo que após adentrarem a estrada rural o batedor mandou os caminhões retornarem, pois alguns "olheiros" haviam visto a viatura policial na região, por isso estariam voltando para a cidade de Palotina a fim de pegarem outra rota.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor, sendo realizados todos os procedimentos de praxe, informado a cadeia de comando, confeccionado o boletim de ocorrência e notificações de trânsito, posteriormente, o condutor e o caminhão foram encaminhados para a delegacia de Polícia civil de Palotina para as providências cabíveis.