PMs acusados de matar suspeitos de assalto em Curitiba são absolvidos em júri popular


Os cinco policiais militares acusados de matar três jovens suspeitos de um assalto em outubro de 2013, no bairro Umbará, em Curitiba, foram absolvidos na madrugada desta sexta-feira (20) pelo júri popular. O Ministério Público do Paraná afirmou que não haverá recurso.

José Eleutério da Rocha, Vagner de Oliveira Moro, Clério Carneiro, Silvestre de Oliveira Lopes e Élinson Chitiko foram acusados de triplo homicídio qualificado e fraude processual. O advogado dos policiais militares, Eduardo Miléo, comemorou a decisão.

“A família de uma vítima levou uma versão estapafúrdia ao MP e ontem isso foi descartado pelo júri. A decisão final saiu às 4h da manhã, cerca de 19 horas de julgamento, em momentos tensos. A maioria dos quesitos teve uma vantagem de 4 a 0, não sendo necessário abrir os outros votos”, descreveu o advogado.

Segundo Miléo, o que fica é o prejuízo aos policiais militares, que faziam apenas serviços administrativos. “Prejuízo na carreira, dentro de casa, com o desgaste emocional que sofreram. Mas agora, vão estar de volta a carreira profissional e no lugar que merecem”, destacou.

A denúncia

Segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MPPR), após a abordagem dos policiais, as vítimas foram levadas até uma área de matagal e executadas. Ao todo, 16 tiros foram disparados. A defesa dos acusados, no entanto, alega que os três jovens estavam armados e trocaram tiros com a equipe.

Quase cinco anos após o caso, as famílias das vítimas comemoraram a chegada do julgamento. “Eu espero por justiça, que eles sejam condenados. Os rapazes foram acusados de algo sem terem feito nada. Quando a polícia foi prendê-los, por que não levaram os três para a delegacia? Por que foram para o meio do mato e atiraram? Agora pense comigo, que sou mãe, o que esses meninos passaram na mão desses covardes?”, questionou Maria de Fátima Pereira Fernandes, mãe de Pedro Paulo, em entrevista à Banda B antes do resultado do júri.

 





Todos os direitos reservados. © Copyrıght 2015
Projeto de Criação de Site - Azz Agência