Nesta terça-feira (05), dando cumprimento ao cronograma da campanha que visa conscientizar a sociedade palotinense sobre os malefícios causados por agrotóxico contrabandeados, os policiais da Patrulha Rural, Soldados Wériton e Soldado Almeida, da Polícia Militar de Palotina, estiveram visitando o Rotary Club Palotina para debaterem com os rotarianos sobre o assunto.
A campanha, que teve início no dia 25 de maio, conta com a parceria do Rotary club de Palotina-Pioneiro, Sindicato Rural Patronal de Palotina, Sociedade Rural de Palotina, ARDEFA (Associação Regional Oeste Paranaense de distribuição de Defensivos Agrícolas), CSA (Conselho de Sanidade Agropecuária de Palotina) e imprensa Local.
Com o tema, "os malefícios do contrabando de defensivos agrícolas", os militares lembraram que o contrabando de agrotóxico faz parte de um ciclo criminoso onde para a logística dos ilícitos são utilizados veículos roubados. Alertaram sobre as responsabilidades legais do agricultor que vier a adquirir o ilícito, lembrando que a aquisição pode configurar crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal, com pena prevista de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa, além de ser responsabilizado por crime ambiental.
Durante a fala os PMs ainda abordaram a questão ambiental, com a pergunta: "de que forma estão sendo descartadas as embalagens destes agrotóxicos?" Responderam dando como exemplo ocorrência policial registrada em Palotina quando em cima da ponte foi encontrado mais de cem tampas de embalagens e os recipientes foram jogados dentro do Rio Piquiri.
A reunião, que foi presidida por Tiago Mostachio teve presença maciça do clube palotinense, contou com a presença de diversos rotarianos do Rotary club de Toledo, da ilustre presença do governador de Rotary, gestão 2016/2017, Tenente Coronel Oscar Francisco Monteiro da Silva e do Soldado Wériton o qual é o atual presidente do Rotary Club de Palotina-Pioneiro.
Para finalizar os policiais agradeceram os apoiadores e principalmente ao comandante do Pelotão de Palotina, tenente Anderson Luís Aparecido, e fizeram uma homenagem ao Soldado Silvio Rasteiro, o qual faleceu no final do ano passado, vítima de disparo de arma de fogo em confronto com contrabandistas de veneno em Terra Roxa.
Faça parte desta campanha, caso tomar conhecimento desta prática ilegal denuncie através dos telefones 190 (Polícia Militar), 181 (Disque denúncia), 44 3649-1156 (Polícia Militar de Palotina).