A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) e a Receita Federal (RFB), realizam uma operação integrada para fiscalizar veículos de carga leves que fazem trânsito de mercadorias na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. A ação conjunta iniciou nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 10 de novembro, com o principal objetivo de educar os condutores desses transportes.
Desde ontem, os órgãos envolvidos estão realizando pesagens, fiscalizações de seguros obrigatórios, documentação fiscal e equipamentos de segurança para assegurar que os caminhões que trafegam diariamente na Ponte Internacional da Amizade estejam de acordo com as normas estabelecidas nos acordos firmados entre Brasil e Paraguai.
As autoridades que representam os órgãos esperam que cresça a adesão dos motoristas desses veículos às normativas que regulam a atividade, com isso, serão melhor garantidas as condições de segurança, estrutura e fluidez das estradas da região e também o adequado controle aduaneiro dessas mercadorias.
As ações estão tendo teor educativo, orientando os motoristas a respeito das regras que devem cumprir e também são realizadas autuações para prevenir práticas perigosas, como veículos trafegando com excesso de peso, sem equipamentos obrigatórios como estepe e extintor de incêndio, ou mesmo com poucas condições de trafegabilidade, como pneus carecas e sinais luminosos.