A equipe Rotam de Umuarama realizou a apreensão de uma carga de cigarros contrabandeados na tarde desta segunda-feira (6) na rodovia PR-323. A carga ainda não foi contabilizada, mas os cigarros tomaram quase toda a parte interna e a carroceria de uma caminhonete Ford Ranger, com placas de Maringá.
De acordo com o Tenente Namur Zandonná, comandante da Rotam, a equipe estava na rodovia fazendo uma instrução quando os policiais militares avistaram uma caminhonete realizando ultrapassagens perigosas. A equipe iniciou o acompanhamento tático, em direção a Cruzeiro do Oeste, e a velocidade do veículo chegou a ultrapassar os 150 km/h.
Namur informou que, em determinado momento, o condutor da caminhonete reduziu a velocidade para que a viatura da PM se aproximasse, e acionou um dispositivo lançador de fumaça – na tentativa de fazer com que a viatura se envolvesse em um acidente que vinha em direção contrária.
Apesar do susto, os policiais conseguiram dar sequência à perseguição. O motorista da Ranger entrou pela estrada Juvenal (em direção aos pesqueiros). A equipe Rotam disparou contra a caminhonete e atingiu os dois pneus dianteiros. O condutor ainda trafegou por mais um trecho e abandonou o veículo. Ele conseguiu fugir a pé.
Quando os policiais abriram a caminhonete, se depararam com os cigarros contrabandeados. Segundo Namur, a princípio a caminhonete não possui alerta de furto ou roubo. Porém, a PM ainda vai checar a numeração do motor.
A Ranger foi guinchada até o pátio do 25º Batalhão. Na sequência, o veículo e a carga serão encaminhados para a Receita Federal em Guaíra.
Namur disse que a PM está apertando o cerco aos contrabandistas em Umuarama. E também combater quem utiliza este tipo de dispositivo – lançador de fumaça – que pode ocasionar graves acidentes, vitimando policiais e também outros condutores.