A Prefeitura de Toledo anunciou, nesta quinta-feira (04), uma operação que irá realizar vistorias em imóveis em situação de abandono, fechados ou onde foi impedida a entrada dos agentes de combate às endemias (ACE’s).
O trabalho será realizado em conjunto com a Coordenação da Defesa Civil, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), o 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e o Setor de Controle às Endemias.
Conforme informações do Departamento de Vigilância em Saúde, a entrada forçada nesses terrenos baldios ou inabitados que tenham mato alto ou denunciados por que tenham possíveis criadouros para o Aedes aegypti é amparada por diversas legislações. "Essa ação foi organizada por conta das dificuldades relatadas pelos agentes em adentrar em alguns imóveis para as vistorias de rotina", explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Juliana Beux Konno.
A intenção é vistoriar 10 imóveis e o trabalho acontecerá somente em locais onde foram esgotadas as tentativas para a entrada. "São endereços onde os ACE’s tentaram realizar o seu trabalho, porém não havia ninguém em casa e mesmo com os avisos não houve retorno ou imóveis desabitados que não localizamos o proprietário ou responsável. São situações pontuais, mas que oferecem riscos para a população", concluiu.